quinta-feira, 17 de junho de 2010

SmartMusic



No âmbito da Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação, o meu grupo de trabalho produziu um documento que procurou explicitar as vantagens de utilização da aplicação SmartMusic® no ensino do instrumento. Revelou-se uma ferramenta eficaz na motivação e acompanhamento do trabalho individual que o aluno deverá realizar em casa.

 _________________
Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional do Porto.

Na elaboração deste trabalho, foram tomados como referência três estudos que deram origem a dissertações de Doutoramento de Psicologia:

1. Buck, Michael. (2008). The efficacy of SmartMusic® assessment as a teaching and learning tool. Dissertação de Doutoramento. University of Southern Mississippi – Mississippi, EUA. Não publicada.
2. Ouren, Robert. (1997). The influence of the Vivace (SmartMusic) accompaniment technology on selected middle school instrumental students. Dissertação de Doutoramento, University of Minnesota – Minnesota, EUA. Não publicada.
3. Lee, Evan. (2007). A study of the effect of computer assisted instruction, previous music experience, and time on the performance ability of beginning instrumental music students. Dissertação de Doutoramento, The University of Nebraska – Lincoln, EUA. Não publicada.

O SmartMusic® é uma ferramenta multifacetada vocacionada para o ensino e aprendizagem da música. É um programa que utiliza uma combinação de recursos de software e hardware e permite controlar dois aspectos básicos da aprendizagem musical: afinação e ritmo. É possível visualizar a partitura digital que contém todo o tipo de informação além da notacional: agógica, dedilhações, esquemas gráfico de posições, ferramentas de avaliação, etc. Como ferramentas base, possui um metrónomo, um afinador e um transpositor. Usando um microfone, o programa é capaz de ajustar o andamento do acompanhamento ao do solista. Usando um sistema de cores, os erros de notação melódica cometidos pelo estudante durante a sua execução são assinalados a vermelho. Permite a realização de gravação para posterior análise e reflexão críticas.

O estudo promovido por Buck no ano lectivo 2007/2008 incidiu sobre 46 indivíduos de diferentes níveis musicais. Os materiais de avaliação e de trabalho utilizados foram também comuns aos dois grupos.
O grupo que utilizou o SmartMusic® apresentou diferenças significativas, embora nem todas estatisticamente relevantes nos parâmetros técnicos e musicais. Os dados recolhidos apontam no sentido de que, especialmente a nível técnico, há vantagens na utilização do programa, nomeadamente facilitando a integração das componentes de ensino e aprendizagem.

Um segundo estudo realizado por Ouren com um outro programa – Vivace®, demonstra que a grande vantagem da utilização deste tipo de programa reside na motivação para o estudo que o aluno sente mais do que no desenvolvimento de novas capacidades ou aptidões.

O estudo realizado por Evan Lee em 2007 teve por objectivo foi determinar os efeitos da instrução assistida por computador, tendo sido avaliada a capacidade de desempenho dos estudantes que se iniciavam na prática instrumental.
Neste estudo foram inicialmente analisados 29 indivíduos para determinar qual a sua capacidade e experiência musical anterior, tendo depois sido formados dois grupos com experiências musicais idênticas. O grupo de controle foi orientado através do livro “Essencial Elements 2000”, enquanto que o grupo experimental, para além de utilizar o mesmo método, usou também na sua formação o programa SmartMusic® (2006).
Os indivíduos que participaram neste estudo foram avaliados na sua capacidade de desempenho (afinação e ritmo). Esta avaliação decorreu em 3 ciclos em que cada ciclo abrangia um período de 4 semanas. A duração total do estudo foi de 12 semanas.
Apesar de os resultados do estudo não demonstrarem nenhuma diferença estatística significativa entre o grupo experimental e o de controle, a variável independente da capacidade de desempenho indicou que os alunos com mais de um ano de ensino musical formal aproveitaram melhor a ferramenta computorizada do que os alunos com menos de um ano de ensino musical formal.

Consideramos que os professores devem estar conscientes dos limites deste programa mas não devem ignorar os seus potenciais benefícios. O SmartMusic® pode tornar-se um meio eficaz para documentar o progresso do estudante.

Para verificação das potencialidades deste software, realizamos um pequeno vídeo no qual uma aluna da Escola Profissional de Música de Espinho, teve o seu primeiro contacto com o software SMARTMUSIC®. O vídeo está disponível apenas para quem possui o link no seguinte endereço do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=2Y4QMx_4vXM



Grupo de Trabalho
Daniel Dias
Emília Alves
Jonas Pinho

16 de Junho de 2010