segunda-feira, 19 de julho de 2010

Conclusão


Quando reflecti sobre as vantagens da utilização de um portefólio reflexivo como elemento de avaliação nesta unidade curricular, referi a possibilidade de responder a algumas questões, nomeadamente:
. quem sou?
. como sou?
. de que sou capaz?
. quais são os meu limites/dificuldades?
. quais são as minhas ambições/metas?
. que caminho quero trilhar?
Passados cinco meses, será que consigo ter respostas para todas estas questões? Existe uma certeza apenas. Estou a aprender e a crescer.
Permito-me citar novamente Idália Sá Chaves e Paulo Dias a propósito da utilização de portefólios:

“O Portefólio é a trave mestra na formação de profissionais reflexivos, importante na auto-análise crítica, na auto-regulação e auto-investigação, sintetizando a sua natureza formativa, continuada, reflexiva e compreensiva. (Sá Chaves, 2000)

“Eternizar o vivido para ser pensado e reinventado num processo contínuo e permanente de reflexão.” (Dias, 2005)


Aprender a aprender. Outro conceito que considero fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Tento que os meus alunos tenham consciência dos seus conhecimentos e que estabeleçam relações entre o que já aprenderam e o que estão a aprender, criando na sala de aula um ambiente favorável à troca de ideias, propondo questões que lhes possibilitem reflectir sobre o que sabem e o que estão a aprender. A educação deverá ser algo para a vida toda e implica uma busca constante de conhecimento uma vez que o mundo é dinâmico e único em cada momento. Aprendemos quando introduzimos alterações na nossa forma de pensar e de agir e ensinamos quando partilhamos com o outro ou com o grupo a nossa experiência e os saberes que vamos acumulando.

"Os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam-nas com prazer,
encorajando-os a criarem as suas próprias pontes."
Nikos Kazantzakis


Que competências deve o professor dominar? Que desafios se colocam à profissão de docente actualmente? O que identifica um professor eficaz?
Richard Arends dá-nos algumas pistas para estas questões:
. os professores eficazes possuem qualidades pessoais que lhes permitem desenvolver relações humanas genuínas com os intervenientes no processo educativo;
. os professores eficazes têm uma disposição positiva em relação ao conhecimento;
. os professores eficazes têm um repertório de práticas de ensino que estimulam a motivação dos alunos;
. os professores eficazes têm uma disposição pessoal para a reflexão e a resolução de problemas. A aprendizagem do ensino é encarada como um processo ao longo da vida;
. os professores eficazes preocupam-se com a justiça social e a equidade.
Tendo em conta os pressupostos enumerados, tento aplicar na minha prática profissional várias valências:
·      aprender a aprender;
·      avaliar as situações;
·      rever o meu próprio papel;
·      reconhecer os erros e corrigi-los;
·      cooperar com a incerteza;
·      transformar as limitações em recursos;
·      ser flexível;
·      ter consciência das necessidades;
·      saber comunicar;
·      ser inovador;
·      resolver conflitos;
·      cooperar;
·      ser crítica e profissional no meu trabalho;
·      ter em consideração todas as dimensões.

Um comentário:

  1. Muitos parabéns pelo trabalho aqui apresentado. É com prazer que se visita cada uma destas "entradas" e conseguiste, de forma muito interessante e suficientemente aprofundada, dar uma perspectiva do teu percurso pela disciplina. Aliás, vai bem para além disso! PARABÉNS!!!!

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