quinta-feira, 15 de abril de 2010

Apresentação



No dia 10 de Fevereiro de 2010 iniciou-se uma nova etapa na minha vida. Esse dia coincidiu com a primeira aula do Mestrado em Ciências da Educação.
Foi o aceitar de um desafio lançado pela Universidade Católica e que veio ao encontro da minha procura por um curso que me pudesse alargar as perspectivas neste âmbito. Todo o meu percurso formativo foi realizado na área da performance, exceptuando a profissionalização pela Universidade Aberta terminada nessa altura e que me abriu alguns horizontes neste campo.
No dia 17 de Fevereiro tivemos a primeira aula da Unidade Curricular Ensino, Aprendizagem e Avaliação I da responsabilidade da Professora Luísa Orvalho. Nessa aula, a docente pediu que nos apresentássemos e que fizéssemos um coração com as nossas competências pessoais, competências factuais, o que descobri em mim e o que os outros descobriram em mim. A minha primeira reacção foi de alguma estupefacção, pois senti como que um retorno às aulas do 1º ciclo! No entanto, rapidamente se tornou claro que um dos objectivos desta actividade era levar-nos a pensar e a reflectir sobre quem somos, o que queremos aprender e como queremos fazê-lo.
Neste espaço parece-me importante referir que, apesar de existir talvez uma certa irrelevância para o efeito, a minha formação musical começou em criança mas apenas se tornou uma opção aos 18 anos de idade quando após concluir o Curso Geral de Viola de Arco no Conservatório de Música do Porto decidi ir para a Escola Profissional de Música de Espinho, onde obtive o Curso de Instrumentista de Orquestra. Após esta etapa, prossegui a minha formação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo obtendo o Bacharelato em Viola de Arco. Seguiu-se uma experiência bastante interessante na Indiana University onde frequentei o Performance Diploma, tendo regressado a Portugal onde concluí a Licenciatura em Viola de Arco na ESMAE. O retorno aos estudos académicos aconteceu em 2009 com a candidatura à Profissionalização pela Universidade Aberta e, actualmente, frequento, como já referido, o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Católica.
A minha actividade de docência iniciou-se já há alguns anos, tendo leccionado Violino, Música de Câmara, Naipe, Formação Musical e Viola de Arco. Actualmente, lecciono apenas a disciplina de Viola de Arco na Academia de Música de Espinho e Escola Profissional de Música de Espinho, desempenho o cargo de Directora Pedagógica da Academia de Música de Espinho e pertenço à Orquestra Nacional do Porto.
Como competências pessoais para a minha actividade profissional, creio poder destacar uma grande persistência, curiosidade, paixão pelo que faço, vontade de aprender a aprender, flexibilidade, posição critica em relação à minha prestação e paciência, entre outras.
Esta apresentação é o primeiro passo para a construção do meu Portefólio Reflexivo desta disciplina.

Um comentário:

  1. Parabéns. Um bom começo para a construção do seu portefólio reflexivo como procedimento de avaliação formativa e trabalho pedagógico, com o registo da sua "caminhada" pela unidade EAAI.

    ResponderExcluir