sexta-feira, 23 de abril de 2010

Avaliação Autêntica



Após a leitura de “Evaluación des los Aprendizages”, foi-nos solicitado que preparássemos uma pequena apresentação multimédia que clarificasse os conceitos e as mudanças que desejávamos fazer na nossa acção pedagógica, em termos de ensino e de avaliação, para melhorar a qualidade das aprendizagens dos nossos alunos.
Do texto consultado, retiramos várias ideias que nos pareceram importantes e das quais, pela sua pertinência, gostaria de salientar:
. as modalidades de avaliação utilizadas pelos sistemas educativos têm mais força para conduzir o currículo do que os seus conteúdos, estratégias ou filosofia que orienta os objectivos;
. a avaliação autêntica encara a avaliação como parte integrante e natural da aprendizagem;
. os procedimentos e técnicas da avaliação autêntica passam por:
- relevância das actividades quotidianas e significativas que ocorrem na sala de aula;
- a integração permanente da aprendizagem e avaliação do aluno e dos colegas constitui um requisito indispensável do processo de construção e comunicação do saber;
. o trabalho pedagógico centra-se na aprendizagem, mais do que no ensino;
. saber, significa ser capaz de organizar a informação, interpretá-la e utilizá-la à luz dos conhecimentos e experiências prévias;
. equidade educativa;
. há tempo para a aprendizagem;
. o aluno envolve-se na acção pedagógica;
. reflexão;
. interdisciplinaridade dos conhecimentos;
. avaliação participativa como um processo partilhado pelo professor e aluno, com metas definidas de acordo com as capacidades individuais;
. pluralidade de avaliação. Informações múltiplas;
. erros como momentos criativos e como progressão na construção de um conhecimento;
. o que conheço sobre o tema? Que quero aprender? O que já aprendi?
A elaboração do trabalho procurou focar aquilo que consideramos ser o tipo de avaliação mais interessante e correcta para os intervenientes neste processo – a avaliação autêntica, e escolhemos quatro conceitos que consideramos resumir esta concepção:
. reflexão recíproca;
. pluralidade de conhecimentos;
. motivação;
. processo colaborativo.
É nossa convicção que conseguindo reunir e aplicar estes parâmetros na nossa prática docente, conseguiremos que os alunos atinjam melhores resultados e desenvolvam uma autonomia imprescindível nesta área.
No final elaboramos um pequeno vídeo como ilustração da aplicação prática da avaliação autêntica.

Condematim, Mabel e Medina, Alejandra (2000). Evaluación des los Aprendijages. Un Médio Para Mejorar Las Competências Linguísticas Y Comunicativas. MINEDUC P-900. República de Chile: División de Educación General/Ministério de Educación.



Avaliação Autêntica, posted with vodpod 

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