sábado, 17 de abril de 2010

Painel de debate


Painel de debate:

Moderador – Evandra Gonçalves

Intervenientes – Cristina Mikus, Jonas Pinho, Raquel Costa

Relator – Emília Alves


1º Tema

Competências essenciais para um professor do Sé. XXI


Cristina

· Poderá haver uma escola sem professores? Considera que não. O professor é um elemento importante para a história e para o progresso da sociedade.

· Características importantes num professor: vocação, incentivar a curiosidade do aluno, respeitar o aluno, fornecer as bases do conhecimento humano, interagir, ensinar, não aceitar respostas feitas, fomentar a reflexão.

Raquel

· Aprender é um processo para toda a vida, levar os alunos a estar e viver em comunidade, fazer uma reflexão sobre o que aprende tanto com os alunos como sobre os seus conhecimentos, ter em conta as diferenças dos seu alunos e acompanhá-los, questionar a finalidade do ensino, utilização de metáforas no ensino do instrumento adequadas a cada nível de ensino.

· Conseguir acompanhar a evolução dos interesses dos alunos.

Jonas

· O professor deve sentir que tem algo de bom para dar, não se deve limitar à sua área de especialização, pode influenciar a comunidade educativa em geral, transmitir aos alunos a importância da transversalidade do conhecimento (não só na escola mas também de todas as situações do dia a dia).


Questionados sobre se o professor do Séc. XXI deverá estar permanentemente actualizado no seu conhecimento por vontade própria ou por imposição, todo o painel concordou que o professor deve ter vontade de aprender a aprender.

Interpelada a mestranda Raquel sobre se o objectivo do professor deverá ser o de levar todos os alunos a atingirem os mesmos objectivos ou se cada um deverá atingir aqueles para os quais adquire competências, respondeu que considera que todos devem atingir os mesmos objectivos uma vez que se trata da frequência de um curso certificado. Caberá ao professor descobrir estratégias para ajudar cada um a dominar as competências necessárias.



2ª Tema

Quais as características de um Portefólio Reflexivo?

Jonas

· Trabalho que mostra os projectos que desenvolvemos, o que aprendemos, dúvidas, reflexão sobre nós próprios, questionar o que está bem e o que pode ser melhorado.

Raquel

· Conjunto de documentos diferentes (a escolha é da responsabilidade do formando) em vários suportes e que contem uma reflexão critica do sujeito, do professor e dos colegas.

· Permite a criação de laços com espaços diferentes (transições ecológicas).

· Segundo Domingos Fernandes, a estratégia de avaliação formativa passa por três estágios:

o Reflexiva

o Autêntica

o Participativa

Estes níveis dão-nos a consciência de todo o processo, i. e., consciência meto-cognitiva.

· Auto-conhecimento e reflexão; responsabilidade; formação individual, ontológica e artística.

Cristina

· Permite a sistematização do nosso trabalho, reflexão sobre as nossas práticas e consequente reformulação se necessário, avaliação do nosso trabalho.


Sobre a necessidade de o trabalho ser apresentado em suporte escrito, o mestrando Jonas considerou que a existência de um registo escrito sobre todo o processo permite a existência de evolução.



Características dos materiais constituintes do Portefólio.

Raquel

· Planificação – fixar das metas de aprendizagem, definir os recursos necessários, que materiais, que pesquisa?

· Elaboração/processo – como chegamos à meta previamente estabelecida? Importância da interacção formativa.

· Auto-avaliação – do trabalho realizado (que o será igualmente avaliado pelos colegas e pelo docente).


O Portefólio deverá:

· conter todos os domínios da unidade curricular

· ser diversificado quanto à forma

· evidenciar os processos e produtos de aprendizagem

· exemplificar uma variedade de modos e métodos de trabalho

· revelar o envolvimento do Mestrando no processo de análise e revisão (reflexões individuais)

· ser o retrato das aprendizagens desenvolvidas ao longo deste primeiro semestre

· demonstrar os progressos do aluno


Mestrado em Ciências da Educação

Unidade curricular: Ensino, aprendizagem e avaliação I

Docente: Luísa Orvalho

Emília Alves - 10/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário