Porquê a construção de um portefólio como elemento de avaliação da Unidade Curricular Ensino, Aprendizagem e Avaliação I?
São várias as razões apontadas pela docente para a escolha deste instrumento:
. demonstra a aquisição das competências necessárias para observar, registar, praticar e reflectir sobre o ensino e a aprendizagem;
. melhora as minhas competências individuais através de um trabalho colaborativo, ligando os processos de inovação educacional com os processos de desenvolvimento pessoal e profissional;
. é uma evidência da minha aprendizagem e demonstra a trajectória da mesma;
. evidencia a competência de aprender a aprender;
. é uma reflexão continuada sobre os processos, identificando os sucessos e as dificuldades encontradas;
. permite observar a minha capacidade de organização enquanto aluna;
. pode ser objecto de extensões de vária ordem: reformulações, complementos, integrações, etc.;
. valoriza todas as etapas, mesmo inacabadas, dos processos de procura e investigação realizados.
Um Portefólio pode ser descrito como uma compilação sistemática, organizada e planeada de vários documentos que evidenciam o percurso pessoal e/ou profissional de um indivíduo ou organização e que favorece e estimula a aprendizagem reflexiva. Uma das grandes vantagens da sua utilização é a possibilidade de responder a algumas questões, nomeadamente:
. quem sou?
. como sou?
. de que sou capaz?
. quais são os meu limites/dificuldades?
. quais são as minhas ambições/metas?
. que caminho quero trilhar?
A elaboração de um Portefólio deverá ter em conta algumas etapas:
. planificação – as metas de aprendizagem deverão ser fixadas, definidos os recursos necessários, materiais, e pesquisa;
. elaboração/processo – como chegamos à meta previamente estabelecida? A importância da interacção formativa;
. auto e hetero-avaliação do trabalho realizado.
Um Portefólio deve:
. conter todos os domínios da unidade curricular;
. ser diversificado quanto à forma;
. evidenciar os processos e produtos de aprendizagem;
. exemplificar uma variedade de modos e métodos de trabalho;
. revelar o envolvimento do aluno no processo de análise e revisão dos conteúdos;
. demonstrar os progressos do aluno.
Concluindo, gostaria de citar dois autores:
“O Portefólio é a trave mestra na formação de profissionais reflexivos, importante na auto-análise crítica, na auto-regulação e auto-investigação, sintetizando a sua natureza formativa, continuada, reflexiva e compreensiva.” (Sá Chaves, 2000)
“Eternizar o vivido para ser pensado e reinventado num processo contínuo e permanente de reflexão.” (Dias, 2005)
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