segunda-feira, 19 de abril de 2010

A utilização do Portefólio Reflexivo

Porquê a construção de um portefólio como elemento de avaliação da Unidade Curricular Ensino, Aprendizagem e Avaliação I?

São várias as razões apontadas pela docente para a escolha deste instrumento:

. demonstra a aquisição das competências necessárias para observar, registar, praticar e reflectir sobre o ensino e a aprendizagem;

. melhora as minhas competências individuais através de um trabalho colaborativo, ligando os processos de inovação educacional com os processos de desenvolvimento pessoal e profissional;

. é uma evidência da minha aprendizagem e demonstra a trajectória da mesma;

. evidencia a competência de aprender a aprender;

. é uma reflexão continuada sobre os processos, identificando os sucessos e as dificuldades encontradas;

. permite observar a minha capacidade de organização enquanto aluna;

. pode ser objecto de extensões de vária ordem: reformulações, complementos, integrações, etc.;

. valoriza todas as etapas, mesmo inacabadas, dos processos de procura e investigação realizados.

Um Portefólio pode ser descrito como uma compilação sistemática, organizada e planeada de vários documentos que evidenciam o percurso pessoal e/ou profissional de um indivíduo ou organização e que favorece e estimula a aprendizagem reflexiva. Uma das grandes vantagens da sua utilização é a possibilidade de responder a algumas questões, nomeadamente:

. quem sou?

. como sou?

. de que sou capaz?

. quais são os meu limites/dificuldades?

. quais são as minhas ambições/metas?

. que caminho quero trilhar?

A elaboração de um Portefólio deverá ter em conta algumas etapas:

. planificação – as metas de aprendizagem deverão ser fixadas, definidos os recursos necessários, materiais, e pesquisa;

. elaboração/processo – como chegamos à meta previamente estabelecida? A importância da interacção formativa;

. auto e hetero-avaliação do trabalho realizado.

Um Portefólio deve:

. conter todos os domínios da unidade curricular;

. ser diversificado quanto à forma;

. evidenciar os processos e produtos de aprendizagem;

. exemplificar uma variedade de modos e métodos de trabalho;

. revelar o envolvimento do aluno no processo de análise e revisão dos conteúdos;

. demonstrar os progressos do aluno.

Concluindo, gostaria de citar dois autores:

“O Portefólio é a trave mestra na formação de profissionais reflexivos, importante na auto-análise crítica, na auto-regulação e auto-investigação, sintetizando a sua natureza formativa, continuada, reflexiva e compreensiva. (Sá Chaves, 2000)

“Eternizar o vivido para ser pensado e reinventado num processo contínuo e permanente de reflexão.” (Dias, 2005)

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